Guia Áreas de tricotagem

Se tiverem sido definidos ciclos de largura na caixa de diálogo Ciclos, é criada uma tabela de tamanhos no programa de tricotagem (Sintral). Deste modo, você pode efetuar na máquina as alterações simples do tamanho. Nas amostras para máquinas com pente, você só pode utilizar ciclos de largura e, por conseguinte, a tabela de tamanhos, se a entrada de tricotagem do fio de pente não for realizada com módulos, mas com uma Função Sintral. Ao criar a amostra, selecione o botão de opção Sintral na caixa de diálogo Nova amostra. Se você já tinha selecionado o botão de opção Módulo, você pode atribuir, posteriormente, a Função Sintral com a função Substituir começos no menu Editar.

Na guia Áreas de tricotagem da caixa de diálogo Configuração, você efetua as configurações seguintes:

Elemento

Significado

Seção Posição de início SEN1

A primeira área SEN começa na primeira agulha.

O centro da amostra é colocado no centro da frontura.
TC-R: Nesta máquina está disponível apenas o botão de opção CENTRO.

A agulha do extremo direito da amostra é posicionada na última agulha da frontura.

Agulha

Pode posicionar a amostra em qualquer parte da frontura inserindo para isso um número de agulhas.

Seção SEN

Caixa de listagem
Número

Em máquinas com pente só se pode criar uma área SEN; em máquinas sem pente se podem criar até quatro áreas SEN.
: O número de áreas SEN ajustadas está disponível na seção Ocupação dos guia-fios da caixa de diálogo Atribuição de campos de fio após o processamento técnico. Neste ponto pode selecionar as áreas SEN e mover os guia-fios para cada área SEN nas barras.

Caixa de entrada
Distância:
polegadas

Se não se utilizar nenhum pente e tiverem sido selecionadas várias áreas SEN, a indicação se refere à distância entre as áreas SEN.
A distância é indicada em polegadas.
: Caso existam várias áreas SEN, as áreas a seguir à primeira área SEN, se posicionam na frontura com a distância indicada na seção Distância SEN.

Seção Tabela de tamanhos

Caixa de listagem
Comutador/contador de ciclos:

Seleção do comutador de ciclos / contador para a tabela de tamanhos.
: O valor do comutador de ciclos / contador para a tabela de tamanhos indica qual o tamanho que deverá ser trabalhado. Este tem prioridade em relação a uma entrada na caixa de diálogo Ciclos. Se você desejar utilizar o comutador de ciclos / contador da Tabela, não poderá selecionar nenhum comutador de ciclos / contador nesta caixa de listagem. Se na tabela houver vários comutadores de ciclos / contadores atribuídos às entradas com o valor -1 ou -2 na coluna Predefinição, é utilizado o comutador de ciclos / contador que estiver atribuído à primeira destas entradas.

Correção (somente na forma e peça central)

A fim de poder efetuar uma correção do tamanho na máquina, no caso das amostras em que é utilizado o pente, os contadores aqui ajustados são registrados no programa de tricotagem (Sintral) se a caixa de seleção estiver ativada.

Caixa de listagem Comutador de correção de tamanhos

  • À esquerda
  • À direita

Com o comutador de correção de tamanhos você pode alterar o tamanho da peça de tecido na máquina. A largura máxima por tamanho é definida pela amostra desenhada no M1plus. A largura máxima é verificada no Sintral, sendo emitida a mensagem Correção do tamanho inválida #70>x, se for o caso.
: O valor do contador indica o número de agulhas. Se o valor for positivo, a peça de tecido é alargada, para a esquerda e para a direita, em função do número de agulhas indicado. Se o valor for negativo, a peça de tecido resulta correspondentemente mais estreita.
A correção do tamanho é possível em separado para o lado esquerdo e o direito da peça central. O mesmo contador para esquerda e direita provoca uma correção de tamanho simétrica.

Caixas de listagem
Contador auxiliar (utilização no Sintral)

  • 1 peça:
  • Peça 2:

Seleção de um de três contadores auxiliares. Os contadores auxiliares fazem parte do comutador de correção de tamanhos. Com a ajuda dos contadores auxiliares é determinada a nova agulha de início da esquerda e da direita, bem como o início do novo campo.
Para a peça de tecido esquerda e para a direita podem ser definidos contadores auxiliares diferentes.

Seção Peças tricotadas especiais

Caixa de listagem
Fileiras de proteção (com pente)

Selecionar o módulo do grupo de módulos Técnica/Peças tricotadas especiais/Fileiras de proteção (com pente). Nas máquinas com pente este módulo será acrescentado no fim da amostra pelo processamento técnico.
: Com a função Arrastar e Soltar você pode arrastar um módulo adequado da barra de ferramentas Módulos ou do Explorador de módulos para o campo.

Caixa de listagem
Fileiras de proteção (sem pente)

Selecionar o módulo do grupo de módulos Técnica/Peças tricotadas especiais/Fileiras de proteção (sem pente). Nas máquinas com pente este módulo será acrescentado no fim da amostra pelo processamento técnico.
: Com a função Arrastar e Soltar você pode arrastar um módulo adequado da barra de ferramentas Módulos ou do Explorador de módulos para o campo.

Utilizar cor do módulo

O módulo não é inserido na amostra com a cor de fio da última fileira técnica, mas sim com a cor de módulo.

Utilizar cor de fio
com caixa de entrada

O módulo é inserido com a cor de fio selecionada na amostra.
Introduzir o número de cor da cor de fio na caixa de edição.

Caixa de listagem
Nós:

Selecionar o módulo para nó do grupo de módulos Conexão com nó.
O módulo determina a fixação do fio para a peça tecida especial (p. ex. fileiras de proteção)
: Com a função Arrastar e Soltar você pode arrastar um módulo adequado da barra de ferramentas Módulos ou do Explorador de módulos para o campo.

Seção Tecer com guia-fios em posição inicial (YG-HOME)

Caixa de listagem

Selecionar o módulo do grupo de módulos Técnica/Peças tricotadas especiais/YG-Home. Este módulo é utilizado no processamento técnico quando um guia-fios não se encontra no lado da sua posição inicial após a última tricotagem.
: Regra geral, é utilizado o módulo para sair tecendo da caixa de diálogo Atribuição de campos de fio. Se não houver nenhuma indicação para sair tecendo, o guia-fios sai tecendo com o módulo da caixa de listagem YG-Home.
O módulo também é utilizado quando em um campo de fio são utilizados dois guia-fios e, no fim do campo de fio, um dos guia-fios não se encontra no lado da sua posição inicial.

Caixa de listagem
através de decote

Selecionar um módulo do grupo de módulos Técnica/Peças tricotadas especiais/YG Home/Decote em V. Este módulo é utilizado pelo processamento técnico quando um guia-fios não se encontra no lado da sua posição inicial e é posicionado para isto através dum decote (atributo da forma Fora da forma).
: Regra geral, é utilizado o módulo para sair tecendo da caixa de diálogo Atribuição de campos de fio. Se não houver nenhuma indicação para sair tecendo, o guia-fios sai tecendo com o módulo da caixa de listagem YG-Home.
O módulo também é utilizado quando em um campo de fio são utilizados dois guia-fios e, no fim do campo de fio, um dos guia-fios não se encontra no lado da sua posição inicial.

Seção Controle do comprimento do fio

Selecionar o modo do controle do comprimento do fio.

  • Produção sem YLC
    • Setup2 não contem páginas para o controle do comprimento do fio
  • Trabalhar com mm
  • Trabalhar com peça original
  • De acordo com a predefinição Sintral

Controle do comprimento do fio

Nenhuma medição do começo
(tem efeito ao substituir o começo)

Nem medir nem regular o comprimento do fio no começo (YLC-)

: No caso em que a amostra já tenha um começo:
Ativar a função Substituir começo…, para ativar a configuração.

Integrar a função de medição Sintral YLC3

Gerar o programa de teste YLC3.
Para o controle do comprimento do fio de acordo com YLC3 (medir no tecido de teste) é acrescentado um programa de teste Sintral ao programa de tricotagem.
Você determina o tipo de tecido de teste no Setup.

Caso existam várias áreas SEN, as áreas a seguir à primeira área SEN, se posicionam na frontura com a distância indicada na seção SEN.

Se for utilizado o pente, será representada toda a largura da frontura na vista do tecido e na vista técnica após o processamento técnico. Assim, você pode ver também a posição inicial de SEN1. Nas máquinas sem pente ou em que o pente não é utilizado, você só pode ver as posições de início no controle Sintral ou no programa de tricotagem (Sintral).
Se for utilizado o pente, a posição de início não será mais alterada após o processamento técnico, uma vez que a seqüência de tricotagem já está definida para toda a largura. Nas máquinas sem pente ou em que o pente não é utilizado, você pode, por sua vez, alterar ainda a área SEN depois do processamento técnico.