Criar módulo-limite
Criar um módulo-limite:
- 1
- Ativar a função no menu .
- A caixa de diálogo Novo módulo aparece.
- 2
- Insira o nome do módulo.
- ou -
Introduzir o nome do módulo mais tarde na caixa de diálogo Propriedades de: <Nome do módulo>.
Se você introduzir o nome do módulo na caixa de diálogo Módulo novo, este aparecerá em todos os idiomas. Você também pode introduzir o nome do módulo apenas na caixa de diálogo Propriedades de: <Nome do módulo>, então o mesmo apenas aparece no idioma selecionado.
Os módulos-limite não têm elementos de conexão que se possam visualizar no Explorador de módulos ou na barra de ferramentas Módulos. Um nome de módulo expressivo facilita a identificação dos módulos.
- 3
- Introduzir o número de fileiras e colunas necessárias para o novo módulo.
- 4
- Selecione o módulo Não da caixa de listagem.
Uma vez que os módulos-limite apenas consistem de ações de transferência, obterá um layout das agulhas vazio da dimensão que você indicou.
- 5
- Clique no botão OK na caixa de diálogo Módulo novo.
- A caixa de diálogo Propriedades de: <Nome do módulo> aparece. Se ainda não tiver inserido nenhum nome de módulo aparecerá na barra de títulos Propriedades de: noname x. O x representa um número que aumenta automaticamente sempre que é adicionado um módulo novo. Ao reinicializar o programa, a contagem começa novamente a partir do 1.
- 6
- Insira as propriedades do módulo.
- 7
- Clique no botão OK na caixa de diálogo Propriedades de: <Nome do módulo>.
- O Editor de módulos aparece.
- 8
- Desenhe as ações de transferência.
- 9
- Introduza os parâmetros do módulo e os dados das fileiras técnicas.
As fileiras de transferência, que resultam das ações da agulha com condições de arranque, não são salvas no módulo. Por isso, não deverá atribuir parâmetros a estas fileiras. Ao inserir os módulos na amostra, as ações de transferência são automaticamente inseridas pelo que aparecerão na amostra.
A gama de cores da barra de ferramentas Cores da amostra também não é salva junto com o módulo, mas apenas o número da cor. Na imagem do ligamento do módulo se visualiza a cor no momento em que o módulo é salvo. Ao editar, posteriormente, o módulo no Editor de módulos será utilizada a cor da paleta de cores selecionada nesse momento. Por isso, pode acontecer que as cores dos módulos sejam representadas de forma diferente no Editor de módulos e na barra de ferramentas Módulos.
- 10
- Agrupe todas as fileiras técnicas a uma fileira de amostra.
- 11
- Ative a função no menu .
- Após a última fileira é inserida uma fileira amarela. Esta linha é designada linha de condições-limite. As colunas de controle também adquirem um plano de fundo amarelo nestas fileiras.
Se para um par de agulhas forem necessárias várias condições-limite, terá de inserir uma linha por cada uma dessas condições-limite.
Se deseja inserir a nova linha de condições-limite por baixo de uma linha já existente, deverá selecionar esta última antes de ativar a função .
- 12
- Desenhe a ocupação das agulhas na fileira amarela com os ícones


da barra de ferramentas Ações da agulha.
Indique a ocupação das agulhas em que devem ser desenhadas as ações de transferência existentes no módulo-limite, quando for inserido o módulo com condição(condições)-limite na amostra. No caso das agulhas, para as quais não foi indicada qualquer ocupação, esta não será verificada ao inserir o módulo na amostra. Tem, portanto, o mesmo significado que o ícone
Não verificar ocupação das agulhas. - 13
- Ative a função no menu .
- ou -
clique no botão
no limite direito da barra de títulos.
- ou -
Aparece um pedido de confirmação se o módulo deve ser salvo no banco de dados. - 14
- Clicar no botão Sim.
- Aparece a indicação informando que o módulo foi salvo no grupo de módulos Módulos novos.
- 15
- Clique no botão OK.
Se você clicar no botão Não, o módulo desaparecerá sem ser salvo no banco de dados.
Criar um grupo de módulos próprio para os módulos com condições limite.
Mova para aí o novo módulo com condições-limite do grupo de módulos Módulos novos.